segunda-feira, 1 de agosto de 2016

PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AMBIENTE, ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO, DESCENTRALIZAÇÃO, PODER LOCAL E HABITAÇÃO

EXMO. SENHOR PEDRO SOARES

As pessoas abaixo assinadas SOLICITAMOS URGENTE AUDIÊNCIA para:
1. INTERVENÇÃO face os dramáticos problemas criados na Galiza e Portugal pelos FOGOS FLORESTAIS, OS EUCALIPTOS e a empresa ENCE-IBERFLORESTAL em termos de prevenção e se cumprirem, aprofundarem e melhorarem os acordos tomados na Cimeira Portugal-Espanha de 22 de junho de 2015 em Baiona particularmente o MECANISMO DE UNIÃO para Proteção Civil.
2. Avaliar o estado da Reserva da Biósfera Transfronteiriça Gerês-Xurés em base a www.reservabiosferageresxures.com/data/mabgeresxures09.pdf, a permanente incidência dos fogos florestais, a falta prevenção e de cooperação galego-portuguesa no seu combate, a conveniência de GERÊNCIA ÚNICA [habilitar mecanismos de poder local ÚNICO em língua portuguesa entre os cinco municípios portugueses e os seis galegos], a participação social, pessoas, entidades e instituições, na gerência única, a mesma qualificação NACIONAL para a área galega do que para a portuguesa.
3. INTERVENÇÃO UNIDA, ÚNICA, galego-portuguesa no âmbito hidrográfico dos rios Minho, Lima, Tâmega, Sabor, Tua e Laboreiro, todos eles ou seus afluentes de percurso galego-português em termos de conservação, despoluição e melhoramento.
4. CRIAR EMPREGO construindo barcos para controlo das amplas águas territoriais portuguesas e galegas EM PREVENÇÃO de desastres ecológicos como o do «Prestige» que se pode repetir como se demonstrou com o petroleiro Front Serenade carregado com mais de 300.000 Tm.
5. Sermos convidados a participar na próxima Cimeira Portugal-Espanha com VOZ no relativo às questões colocadas.
Com os melhores cumprimentos
Na Galiza, domingo, 26 de junho de 2016

Sem comentários: