sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ASSEMBLEIA NACIONAL DA GALIZA: GALIZA UNIDA (distribuídas 500 folhas às 10h00 do domingo, 27 de setembro de 2015 na Iniciativa pela União em Compostela, assistiram cerca de 1000 pessoas. Mais 500 na terça-feira, dia 29 na porta da Bazan)


A nossa PROPOSTA é criarmos aqui, agora, a ASSEMBLEIA NACIONAL DA GALIZA (ANGZ), com esse nome. Estaria composta por pessoas, entidades e instituições. Qualquer pessoa notável ou comum com VOZ E VOTO. Qualquer entidade, organização, coletivo, grupo, partido, sindicato, associação cultural, desportiva... Qualquer concelho, deputação, FEGAMP, cargo municipal, da deputação, FEGAMP... Todas iguais, com VOZ E VOTO.

OBJETIVO:

Derrocar a TIRANIA espanhola do PP e monarquia franquista e narcotraficante. Conquistar a DEMOCRACIA económica e política da Galiza: tudo o que o proletariado e o povo trabalhador galego precisarem e a liberdade nacional da Galiza, o direito a decidir, mesmo a sua UNIÃO com Portugal e se integrar na CPLP.

MEIOS PARA CONQUISTAR O OBJETIVO:

A MOBILIZAÇÃO DA GALIZA UNIDA. A FORÇA necessária. A FORÇA QUE TEMOS: A DA GALIZA UNIDA na Assembleia Nacional da Galiza. A UNIÃO OPERÁRIA GALEGO-PORTUGUESA. A UNIÃO OPERÁRIA e popular na MOBILIZAÇÃO com Portugal e os países e povos da nossa língua, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O COMBATE ELEITORAL:

Criar candidaturas sob o nome GALIZA UNIDA que para além do trabalho institucional promovam e organizem a MOBILIZAÇÃO UNIDA do proletariado e o povo galego para conquistar os objetivos marcados. Estariam integradas pelas pessoas mais HONRADAS E COMBATIVAS, atendendo a representar a TODA a variedade da Galiza em termos de sexo, metade mais uma, mulheres, de classe: industrial, camponesa, das pescas, idade, localidades para além de soldad@s e marinheir@s.

CANDIDATURA NACIONAL GALEGA unitária sob o nome de GALIZA UNIDA ao Parlamento espanhol para conseguir Grupo Parlamentar com o nome de GALIZA UNIDA em concertação permanente com a Assembleia Nacional da Galiza. Também para o Parlamento galego. Candidaturas galegas ou em parceria nas legislativas e autárquicas na República portuguesa. Nos parlamentos autonómicos de Madrid, Catalunha, País Basco, Canárias... Onde houver um número significativo de emigração galega. Nos parlamentos dos países europeus, americanos e/ou outros onde a emigração galega se encontrar (Noruega, Argentina, Suíça, Venezuela, Alemanha, França, GB...)

Candidatura para integrar a Galiza na CPLP como membro de PLENO DIREITO por ser a Galiza o berço de Portugal e da língua portuguesa. Candidatura galega, galego-portuguesa, da CPLP e/ou outras hipóteses para integrar a Galiza na Assembleia das Nações Unidas com voz e voto.

ORGANIZAÇÃO:

A ANGZ se reunirá em Compostela em local público prefixado, às 10h00 do primeiro sábado de cada mês. Se organiza em grupos de trabalho. Tudo se decide em assembleia presencial. Os meios telemáticos EXCLUEM uma boa parte da população. Pode e deve haver combinação de meios presenciais-telemáticos. Nada de coordenadoras nem porta-vozes, dará VOZ ÀS VÍTIMAS DA TIRANIA para UNIR as suas lutas. Em termos económicos se contribuirá segundo as capacidades. Pessoas desempregadas, organizações pequenas, pobres... quota simbólica. Combaterá a CENSURA dos média e dos que trabalham neles. A SOLIDARIEDADE entre nós tem de ser o princípio INEXCUSÁVEL. Nada de privilégios, categorias, protagonismos, hegemonias, manipulações, difamações, desprestígios, só HUMILDADE, IGUALDADE. Decide-se por UNANIMIDADE. Se a não houver, as maiorias podem e devem AGIR como maiorias, não como ANGZ.
Em Compostela, do, 27 setembro 2015.

MANEL ZEBRAL representante da COMISSÃO PARA A REUNIFICAÇÃO NACIONAL DA GALIZA E PORTUGAL

Sem comentários: