quinta-feira, 2 de julho de 2009

ASSEMBLEIA NACIONAL DA GALIZA (distribuídas 2000 folhas às 12 h do Domingo 17 de Maio de 2009 na manifestação em Compostela)

O UNÁNIME ACORDO DA RAG (Real Academia Galega) cujo centro de gravidade expressado em que «a língua (…) galego-luso-brasileira [DETERMINA] (…) a IDENTIDADE e o reconhecimento da GALIZA COMO NAÇÃO e colectividade (…) a exercer a cidadania UNIVERSAL» reafirma-nos en que é POSSÍVEL e, sobretudo, NECESSÁRIO E URGENTE constituirmos a ASSEMBLEIA NACIONAL DA GALIZA para MOBILIZAR A GALIZA UNIDA na defesa dos direitos que como nação lhe correspondem, reconhecidos nas leis internacionais e, sobretudo, na Constituição da República portuguesa, da República da Galiza do além-Minho (assim definida por Castelão). Dirigimo-nos às pessoas assistentes à Assembleia do BNG de 10 de Maio a ENCORAJAR a constituição da Assembleia Nacional da Galiza para EVITAR ao povo galego recuar em direitos até ao franquismo, para EVITAR A FRAUDE E A ESPOLIAÇÃO DA GALIZA em mãos de um governo de delinquentes e narcotraficantes dirigido por almirantes e generais espanhóis golpistas, que já tem as «arcas vazias» depois de ROUBAR os mais de 600 M€ «que faltam» segundo Feijó.
Por que nos dirigimos a elas? 1º Porque o BNG fora decisivo para criar a Plataforma Cidadã Nunca Mais e as históricas MOBILIZAÇÕES que se seguiram. 2º Porque no governo anterior, a defesa que fizera do Estatuto de Nação para a Galiza foi partilhado pela imensa maioria das consultas feitas pela Comissão de Estudo da Reforma do Estatuto de Autonomia que representam a IMENSA maioria da Galiza. 3º Porque cada vez que as forças espanholas atacam o BNG ou qualquer das pessoas que o integram, estão a atacar o povo galego, a Galiza. 4º Porque iam decidir o futuro da MOBILIZAÇÃO ou não da Galiza em favor dos direitos que como nação lhe correspondem, reconhecidos nas leis internacionais e na Constituição da República portuguesa.
Por que nos dirigimos a vós nesta manifestação? Porque achamos que aqui está o melhor da representação da GALIZA UNIDA E MOBILIZADA, porque pensamos que o vosso AMOR pela Galiza concorda em constituirmos a Assembleia Nacional da Galiza para safar o povo galego de mais quatro anos de governo do franquismo do PP. PORQUE SÃO HORAS DE COMBATER E DERROTAR O FRANQUISMO MONÁRQUICO ESPANHOL.
Para que necessitamos a Assembleia Nacional da Galiza? Para defender todo o positivo do governo PSOE-BNG face o franquismo do PP. Para MOBILIZAR o povo galego, A GALIZA UNIDA em favor dos direitos que como nação lhe correspondem reconhecidos nas leis internacionais: direitos civis: voto livre, secreto e em urna, não violado, coaccionado, dito «acarrejado», quantos dos cerca de 760.000 do PP? a metade?; a nos dotar livremente da nossa condição política sem FRAUDE portanto direitos políticos: Livre Determinação; direitos económicos: ninguém pode privar o povo galego dos seus próprios meios de subsistência: ASTANO, leite, pesca, etc. nem saquear os seus recursos naturais: energia eléctrica, etc. ; direito ao DESENVOLVIMENTO; direitos linguísticos, direitos culturais: ACABAR COM O ANALFABETISMO na nossa própria língua e cultura; direitos sociais, etc. Também o direito da Galiza de se UNIR com Portugal em República Federativa e SOCIALISTA se os dois povos assim o decidirem e, sobretudo, contra toda forma de opressão o direito à REVOLTA, à INSURREIÇÃO.
Por que é URGENTE? Para que não ROUBEM mais um Euro, para que estejam onde têm que estar os criminosos: no carcere.
Quem integraria a Assembleia Nacional da Galiza? Integrariam-na pessoas, entidades e instituições, SEM EXCLUIR NINGUÉM; tudo o que até ao de agora se véu MOBILIZANDO na Galiza: as cerca de quinhentas que integravam a Plataforma Cidadã Nunca Mais, as mais de cem consultadas pela Comissão de Estudo de Reforma do Estatuto de Autonomia que concordaram em legalizar o rango de nação da Galiza: a RAG, etc.
É possível constituirmos a Assembleia Nacional da Galiza? Achamos que SIM porque desde o 1 de Dezembro de 2002 e mobilizações que se seguiram, desde a derrota eleitoral do franquismo de 19-28 de Junho de 2005, desde as mais de cem referidas consultas favoráveis ao Estatuto de Nação, desde a manifestação de 20 de Agosto de 2006 contra os incêndios e os incendiários, a Galiza está MADURA, o povo galego está a DEMANDAR um referente organizativo UNIDO, DETERMINADO E MOBILIZADOR que responda à sua necessidade de liberdade nacional.
Portanto demandamos-vos, achamos que DEMANDA A GALIZA, em auto-convocatória, iniciar os trabalhos aqui e agora para constituirmos a Assembleia Nacional da Galiza: A VITÓRIA DA FRAUDE ELEITORAL franquista do PP tem que nos servir para, longe de desânimo, pessimismo e divisão, lhe dar maior UNIDADE, CORAGEM E FORÇA à luta pela nossa liberdade, pela liberdade da Galiza. Eis o que propomos: AO ACABAR A MANIFESTAÇÃO FICARMOS NA PRAÇA PARA NOS RECONHECER E FALAR. Muito obrigado. UNIDADE, CORAGEM E FORÇA!
Manuel Lopes Zebral, representante da
COMISSÃO PARA A REUNIFICAÇÃO NACIONAL DA GALIZA E PORTUGAL

Sem comentários: