quinta-feira, 18 de março de 2010

HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO FRANQUISTA NO CEMITÉRIO DE SERANTES EM DOMINGO, 11 DE OUTUBRO DE 2009

TEXTO LIDO POR MANUEL LOPES ZEBRAL AO FINALIZAR O ACTO
MUITO BOA TARDE:
A MELHOR HOMENAGEM QUE SE PODE FAZER ÀS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO FRANQUISTA É RESGATAR A VERDADE QUE A DIA DE HOJE, SETENTA ANOS DEPOIS SEGUE SEQUESTRADA, TORTURADA E ASSASSINADA; TAREFA OU OPERAÇÃO DE RESGATE QUE NÃO É FÁCIL PORQUE A PATRANHA COM QUE OCULTARAM AS ATROZIDADES COMETIDAS TEM CATEGORIA UNIVERSAL E SE PERPETUA PERMANENTEMENTE.
NESTE CEMITÉRIO DE SERANTES, ESTÃO BAIXO TERRA OS RESTOS DE CERCA DE DUZENTAS PESSOAS CUJA MORTE FOI CONSEQUÊNCIA DE FERIDA DE ARMA DE FOGO, SEGUNDO ACTA DE DEFUNÇÃO EXISTENTE NO REGISTO CIVIL DO JULGADO DE FERROL; NESTE MESMO JULGADO EXISTEM ACTAS DE DEFUNÇÃO DE MAIS DE MEIO MILHAR DE PESSOAS, OS RESTOS DE UMA BOA PARTE DELAS DESAPARECIDOS DEVIDO AO CALCULADO ENTERRAMENTO DO CEMITÉRIO DE CANIDO BAIXO O ACTUAL LICEU OU INSTITUTO DE CANIDO.
AS ACTAS DE DEFUNÇÃO OCULTAM A VERDADE DO QUE ACONTECEU; SÃO PORTANTO UMA PATRANHA, A PATRANHA OFICIAL ACTUAL PERPETUADA E REPRODUZIDA PERMANENTEMENTE.
A VERDADE CONTINUA RIGOROSAMENTE PROIBIDA QUER PELOS SUCESSIVOS GOVERNOS ESPANHÓIS QUER PELOS TRIBUNAIS SETENTA ANOS DEPOIS, APESAR DO REFERENTE DO TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL DE NUREMBERGA QUE DETERMINOU, ESTABELECEU COMO VERDADE UNIVERSAL QUE O TERCEIRO REICH, O ESTADO ALEMÃO, O SEU GOVERNO, AS SUAS FORÇAS ARMADAS, OS SEUS MINISTROS E MINISTÉRIOS, O PARTIDO QUE O INTEGRAVA, O PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃO, O SINDICATO, A ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL, AS PESSOAS, ENTIDADES E INSTITUIÇÕES DO REGIME HITLERIANO COMETERAM O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA, COMETERAM CRIMES CONTRA A PAZ, COMETERAM CRIMES DE GUERRA, COMETERAM CRIMES CONTRA A HUMANIDADE PELAS ATROCIDADES PERPETRADAS DURANTE O ATAQUE, INVASÃO E OCUPAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DE DIFERENTES PAÍSES DESDE O 1 DE SETEMBRO DE 1939 ATÉ AO MÊS DE MAIO DE 1945 INCLUINDO O TERRITÓRIO DA AUSTRIA, ATACADO, INVADIDO E OCUPADO PELAS FORÇAS ARMADAS NAZISTAS EM MARÇO DE 1938 DEPOIS DE ATACAR, INVADIR E OCUPAR TERUEL, TERRITÓRIO DA REPÚBLICA ESPANHOLA, INCLUINDO O TERRITÓRIO DA CHECOSLOVÁQUIA, ATACADO, INVADIDO E OCUPADO PELAS FORÇAS NAZISTAS DEPOIS DE ATACAR, INVADIR E OCUPAR O EBRO E A CATALUNHA, TERRITÓRIOS DA REPÚBLICA ESPANHOLA, EM 1938 E 1939.
QUER DIZER, A VERDADE UNIVERSAL ESTABELECIDA PELOS ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA, A UNIÃO DE REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS, A GRÃ BRETANHA, A FRANÇA A INTEGRAREM O TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL DE NUREMBERGA, ESSA VERDADE UNIVERSAL FOI ESTABELECIDA PARA TODOS OS PAÍSES EUROPEUS ATACADOS, INVADIDOS E OCUPADOS PELO TERCEIRO REICH, INCLUINDO A AUSTRIA E A CHECOSLOVÁQUIA, EXCEPTO PARA OS TERRITÓRIOS DA REPÚBLICA ESPANHOLA QUE O MESMO QUE A AUSTRIA E A CHECOSLOVÁQUIA FORAM ATACADOS, INVADIDOS E OCUPADOS ANTES DE SETEMBRO DE 1939 PELAS FORÇAS ARMADAS DE ADOLF HITLER.
NÃO É PRECISO EXPLICAR QUE AS FORÇAS ARMADAS NAZIS QUE ATACARAM, INVADIRAM E OCUPARAM OS DIFERENTES PAÍSES EUROPEUS INCLUINDO A AUSTRIA E A CHECOSLOVÁQUIA, CONTAVAM COM ALIADOS INTERNOS ÀS SUAS ORDENS, ÀS ORDENS DE HITLER E DO PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃO.
O GENOCÍDIO COMETIDO CONTRA AS POPULAÇÕES DA AUSTRIA, A CHECOSLOVÁQUIA, A POLÓNIA, A DINAMARCA, A BÉLGICA, A HOLANDA, A FRANÇA, A NORUEGA, O LUXEMBURGO, A GRÉCIA, A IUGOSLÁVIA, A URSS, A UCRANIA, A BIELO-RUSSIA, A BULGÁRIA, A HUNGRIA, A ROMENIA, É UMA VERDADE UNIVERSALMENTE RECONHECIDA. O GENOCÍDIO COMETIDO CONTRA A POPULAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DA REPÚBLICA ESPANHOLA NOMEADAMENTE O DA GALIZA E PARTICULARMENTE O GENOCÍDIO COMETIDO EM FERROL CONTINUA OCULTO NAS ACTAS DE DEFUNÇÃO DO JULGADO DE FERROL.
EIS PORQUE AS ACTAS DE DEFUNÇÃO DO JULGADO FERROLANO SÃO UMA PATRANHA; PORQUE OCULTAM O GENOCÍDIO COMETIDO CONTRA A POPULAÇÃO REPUBLICANA PARTICULARMENTE CONTRA AS PESSOAS QUE MAIS SE SIGNIFICARAM NA SUA DEFESA.
AS ACTAS DE DEFUNÇÃO, A PATRANHA OFICIAL ACTUAL OCULTA QUE FRANCISCO FRANCO VAAMONDE, AGENTE ALEMÃO EM MARROCOS DESDE 1.916, E O SEU GRÃO AMIGO, FRANCISCO MORENO FERNÁNDEZ, POR SUA VEZ DIRIGIDOS PELA GESTAPO, INSTALADA EM FERROL, CRIARAM O DENOMINADO COMITÉ DOS ONZE PARA PERPETRAR O GENOCÍDIO EM FERROL: FRANCISCO E SALVADOR MORENO, FAILDE, PERUCHO, LOPEZ, DEL REAL, ALFREDO ARCOS, CASANOVA, QUINTERO, ISIDRO, QUINTELA E VITORIANO SUANZES, SÃO OS NOMES DOS ASSASSINOS, DOS GENOCÍDAS, DOS MASSACRADORES, ALGUNS DELES CHAMADOS PARA TAREFAS MAIORES COMO O CAPITÃO DE NAVIO EM 1935, FRANCISCO MORENO FERNÁNDEZ, ENTUSIASTA DE JOSÉ ANTÓNIO PRIMO DE RIBERA E DA FET-JONS.
RESGATAR A VERDADE É AFIRMAR QUE O CUERPO GENERAL DA ARMADA COMETEU O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA: O CHEFE DE ESTADO MAIOR CENTRAL DA ARMADA, ALMIRANTE JAVIER DE SALAS, INSTADO POR FRANCO, COMANDANTE MILITAR DAS ILHAS CANÁRIAS, ORGANIZOU MANOBRAS DE TODA A FROTA EM ÁGUAS DO ARQUIPÉLAGO PARA PLANEJAR A GUERRA E EXTERMÍNIO DOS REPUBLICANOS, A REPÚBLICA E AS SUAS LEIS. O ALMIRANTE JAVIER DE SALAS COMETEU O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA JUNTO COM FRANCO, A BORDO DO BUQUE-INSÍGNIA DO ALMIRANTE, O COURAÇADO JAIME I; O VICE-ALMIRANTE MIER QUE TINHA A INSÍGNIA NO CRUZADOR CERVANTES, COMETEU O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA; A PRÁTICA TOTALIDADE DO CUERPO GENERAL, A OFICIALIDADE DE UM COURAÇADO, DE QUATRO CRUZADORES, DE OITO DESTRUTORES, DE UMA FROTA DE SUBMARINOS E DE OUTRAS UNIDADES, COMETERAM O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA EM CEUTA E CANÁRIAS. EM FERROL REUNIRAM-SE UMA E OUTRA VEZ PARA COMETER O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA.
AS MULHERES DOS INTEGRANTES DO CUERPO GENERAL FORAM CÚMPLICES E INSTIGARAM O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA.
HERMENEGILDO FRANCO-SALGADO ARAÚJO, CAPITÃO DE NAVIO QUE MANDAVA O LIBERTAD, PRIMO DE FRANCO E IRMÃO DO SEU AJUDANTE, TAMBÉM.
OTÓN SANCHEZ VIZCAÍNO, CAPITÃO DE CORBETA, SEGUNDO COMANDANTE DO DESTRUTOR JOSÉ LUIS DÍEZ, COMETEU CRIME DE PLANEJAR A GUERRA.
MANUEL DOMINGUEZ BENAVIDES NA PAGINA 37 DO SEU LIVRO A ESQUADRA A MANDAM OS CABOS, RELATA ASSIM O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA QUE COMETERAM JAVIER DE SALAS E FRANCO: ACEITAVA A MARINHA SUMAR-SE AO MOVIMENTO? O ALMIRANTE DOU O SIM. E OS CABOS? HAVERÁ QUE AFUZILAR O OITENTA POR CENTO. E OS RADIO-TELEGRAFISTAS? AO QUE ESTORBE SE LHE AFUZILA. E OS CORPOS AUXILIARES? TERÃO O DESTINO DOS CABOS.

E OS CABOS SABEDORES DO SEU DESTINO, POR ELES DEFINIDO COMO ÓDIO DE MORTE DO CUERPO GENERAL CONTRA ELES, DECIDIRAM SALVAR-SE JUNTO COM OS RADIO-TELEGRAFISTAS E OS CORPOS AUXILIARES; DECIDIRAM EVITAR QUE O PLANO DE GUERRA DE EXTERMÍNIO DOS REPUBLICANOS, A REPÚBLICA E AS SUAS LEIS, DATADO POR MOLA EM PELOPONESO EM 24 DE JUNHO DE 1936 SE LEVASSE A EFEITO, SE MATERIALIZASSE.
EM 2 DE JULHO DE 1936, REUNIRAM-SE CLANDESTINAMENTE UMA REPRESENTAÇÃO DE CADA UMA DAS UNIDADES EXISTENTES NA BASE NAVAL DE FERROL INTEGRADA POR DOUS OU TRÊS CABOS POR UNIDADE, NA FEIRA DO DOUS EM SERANTES E ALI DETERMINARAM GANHAR-SE OS RADIO-TELEGRAFISTAS PARA EVITAR QUE A OFICIALIDADE IMPEDISSE ÀS DOTAÇÕES SABER O QUE ESTAVA A ACONTECER EM TERRA E DETERMINARAM PLANOS PARA TOMAR OS NAVIOS E PRENDER A OFICIALIDADE DE CUJAS ACTIVIDADES CONSPIRATIVAS SE CONSERVAM INUMERAS PROVAS DOCUMENTAIS NO SERVIÇO HISTÓRICO DO ESTADO MAIOR DA ARMADA ATRAVÉS DOS QUAIS É POSSÍVEL SABER COMO ESTAVAM ORGANIZADOS E AS TAREFAS QUE TINHA ENCOMENDADAS CADA UM PARA COMETER CRIMES CONTRA A PAZ, CRIMES DE GUERRA E CRIMES CONTRA A HUMANIDADE: JOSÉ LUIS FERNÁNDEZ PENHA, TENENTE DE NAVIO DO JAIME I, SEMANAS ANTES DO 18 DE JULHO CHAMADO PELO ALMIRANTE SALAS PARA SER O SEU AJUDANTE, É QUEM ENTREGA AO TENENTE DE NAVIO, OFICIAL DE DERROTA DO JAIME I, JOSÉ MARIA OTERO GOYANES, AS CHAVES OU CÓDIGOS PARA ENTENDER-SE A OFICIALIDADE DO COURAÇADO COM OS DO MOVIMENTO. O CAPITÃO DE CORBETA PABLO RUIZ MARSET DESTINADO NO MINISTÉRIO DE MARINHA ESPIAVA ALI PARA FRANCO.
SUBLEVADO CONTRA O GOVERNO REPUBLICANO, DESOBEDECENDO AS SUAS ORDENS DE BOMBARDEAR E RENDIR OS QUARTEIS GOLPISTAS DA LEGIÃO E REGULARES QUE TOMARAM MELILHA EM 17 DE JULHO, FRANCISCO TAVIEL DE ANDRADE, COMANDANTE DO DESTRUTOR ALMIRANTE VALDÉS, ENCALHA-O DE POPA CONTRA O MOLHE NUM VÃO INTENTO DE EMBARCAR AS TROPAS GOLPISTAS PARA AS TRANSPORTAR À PENÍNSULA. SUBLEVADO E ARENGANDO AS DOTAÇÕES CONTRA O GOVERNO DA REPÚBLICA, FERNANDO BASTARRECHE DIAZ DE BULNES, COMANDANTE DO DESTRUTOR SANCHEZ BARCÁIZTEGUI, TENTOU, A TODA MÁQUINA, INVESTIR O ENCALHADO VALDÉS PARA DESTRUIR OS DOUS O QUAL FOI EVITADO PELO TIMONEL, O DO LEME. TUDO ACONTECEU EM MELILHA DEPOIS DAS 18 HORAS DO SÁBADO, 18 DE JULHO DE 1936.
OS CABOS DO LIBERTAD, CERVANTES E JAIME I NÃO SE DEIXARAM SURPREENDER PELA OFICIALIDADE GOLPISTA E TOMARAM OS NAVIOS PARA A LEGALIDADE REPUBLICANA, LEGALIDADE QUE DE SER APLICADA LHES TERIA PERMITIDO CONSELHOS DE GUERRA SUMARÍSSIMOS IMEDIATOS COM PENA DE MORTE E EXECUÇÃO DOS SUBLEVADOS.
O LIBERTAD RADIA A SUA FIDELIDADE À REPÚBLICA ÀS 15,30 HORAS DO DOMINGO 19 DE JULHO DE 1936 E O CERVANTES ÀS 17,30 HORAS DO MESMO DIA O QUAL É COMUNICADO TELEFONICAMENTE POR BENJAMIM BALBOA A LARGO CABALLERO QUE RECEBE PESSOALMENTE A MENSAGEM. A PARTIR DAÍ O ASSALTO AO QUARTEL DA MONTANHA DURANTE A TARDE DESSE DIA E A NOITE DO SEGUINTE TEM COMO RESULTADO A FIDELIDADE DE MADRID À REPÚBLICA: É A DERROTA DO PLANO DE MOLA.
EM FERROL O ÓDIO DE MORTE MATERIALIZA-SE PORQUE DURANTE A TARDE DO DIA 20 E OS DIAS 21 E 22 OS GOLPISTAS DA ARMADA E DO EXÉRCITO TOMAM A CIDADE PARA COMETER GENOCÍDIO SEM LEI NEM QUARTEL: LUIS CASTRO ARIZCUN, ENLACE DE MOLA COM A ARMADA, FERNANDO MORENO FERNANDEZ, SALVADOR MORENO FENNADEZ, EM CONTACTO DIRETO COM O CONSPIRADOR MONÁRQUICO EUGENIO VEGAS LATAPIÉ, O CAPITÃO DE CORBETA FRANCISCO RUIZ, O CAPITÃO DE FRAGATA ANGEL SUANZES, O CHEFE DAS BRIGADAS DE INSTRUCÇÃO GUILLERMO DIAZ DEL RIO, ETC. EM GERAL TODOS OS ALTOS CHEFES E OFICIAIS JOVENS TIVERAM REUNIÕES CLADESTINAS, SECRETAS ATÉ 18 DE JULHO PARA MATERIALIZAR EM FERROL O ÓDIO DE MORTE; O CAPITÃO DE NAVIO FRANCISCO BASTARRECHE, O CAPITÃO DE CORBETA PEDRO NIETO ANTÚNEZ, INDALÉCIO NUNHEZ IGLESIAS, ETC.
DO ÓDIO VESÁNICO QUE, SEGUNDO O LIVRO HISTÓRIAS DE FERROL EM GUERRA, UM DE CUJOS AUTORES, O MILITAR, SR. PERMUY, OS CABOS DO CERVANTES PROFESSAVAM À OFICIALIDADE EXECUTADA, É MAIS UMA PATRANHA QUE SE REPRODUZ PERMANENTEMENTE. É JUSTO AO INVÉS, OS CABOS, OS RADIO-TELEGRAFISTAS, OS CORPOS AUXILIARES, OS MARINHEIROS TIVERAM, COMO O DEMONSTRAM OS FACTOS, QUE AGIR PELA SUA INICIATIVA, CONTRA A PASSIVIDADE E MESMO HOSTILIDADE DOS GOVERNANTES REPUBLICANOS, PARA EVITAR SER GENOCIDADOS PELO ÓDIO DE MORTE DA OFICIALIDADE DO CERVANTES. TODOS ELES FORAM JULGADOS COMO A LEI ESTABELECIA, CONDENADOS A MORTE E EXECUTADOS. TAMBÉM A OFICIALIDADE DO LIBERTAD E DO JAIME I E OUTROS GOLPISTAS COMO SALAS. UMA DAS GRANDES PATRANHAS QUE SUSTENTAM CONSISTE EM ERIGIR-SE, SEM O DIZER, EM REPRESENTANTES DA SOBERANIA POPULAR, DA VONTADE POPULAR. NO CERVANTES, NO LIBERTAD, NO JAIME I, A VONTADE POPULAR ESTAVA REPRESENTADA E ERA EXERCIDA PELOS COMITÉS DEMOCRATICAMENTE ELEGIDOS QUE GOVERNAVAM OS BARCOS E QUE AGIRAM CONFORME À LEGALIDADE REPUBLICANA QUE OS DO PRÓPRIO CUERPO GENERAL, QUANDO CONVINHA AOS SEUS INTERESSES, APLICARAM COM TODO RIGOR CONTRA OS QUE SE LHES INSUBORDINAVAM.
OS COMITÉS DE CABOS E MARINHEIROS NOS BARCOS REPRESENTAVAM A VONTADE POPULAR, O GOVERNO DEMOCRATICAMENTE ELEGIDO DA FRENTE POPULAR, REPRESENTAVAM A REPÚBLICA E TINHAM O SEU MANDATO CONSTITUCIONAL COMO REPÚBLICA DE TRABALHADORES DE TODA CLASSE.
REPAREM QUE NO DITO LIVRO OS AUTORES CONTINUAM UTILIZANDO O CONCEITO DE VESANIA APLICADO A GIRAL PELOS QUE AGIAM ÀS ORDENS DE HITLER E MUSSOLINI CONTRA A REPÚBLICA.
A MELHOR HOMENAGEM QUE PODEMOS FAZER ÀS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO FRANQUISTA É PROCLAMAR AQUI E AGORA QUE OS SEUS CARRASCOS COMETERAM O CRIME DE PLANEJAR A GUERRA, COMETERAM CRIMES CONTRA A PAZ, COMETERAM CRIMES DE GUERRA E COMETERAM CRIMES CONTRA A HUMANIDADE, HUMANIDADE REPRESENTADA EM FERROL POR PESSOAS NATURAIS DA BULGÁRIA, DE MÉXICO, DE CUBA, DOS ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA QUE DERAM A VIDA PELA NOSSA LIBERDADE E FUTURO E POR ISSO FORAM AFUZILADOS DANDO UM GRANDE EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE E INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO, PARA ESSAS PESSOAS E PARA TODAS AS VÍTIMAS DO GENOCÍDO FRANQUISTA PEÇO-VOS UM FORTE E CARINHOSO APLAUSO.
MANUEL LOPES ZEBRAL
EM FERROL, DOMINGO, 11 DE OUTUBRO DE 2009


Sem comentários: